Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Conheça o seu Exército
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Programa Conheça o seu Exército

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 16h33 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h26 | Acessos: 633

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, a 4ª Região Militar, “Região das Minas do Ouro” reuniu autoridades militares e civis dos Poderes Constituídos, empresários e stakeholders do mais alto nível de todo o Estado de Minas Gerais, para participar do Programa “Conheça o seu Exército”.

Criado em 2007, o Programa “Conheça o seu Exército” é uma iniciativa do Exército Brasileiro, que visa a proporcionar a diversos públicos a oportunidade de conhecer o trabalho desempenhado pela Força Terrestre em diversos locais do país, além de fortalecer a imagem da Exército como instituição em permanente estado de prontidão.

Durante a atividade, os convidados participaram de uma Formatura de Guarnição, no Forte Tiradentes, onde puderam observar a operacionalidade das tropas de todas as Organizações Militares de Belo Horizonte. O General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença, Cmt 4ª RM, destacou em suas palavras a importância do Programa como ferramenta de fortalecimento de uma mentalidade de Defesa por toda a sociedade.

Como parte da demonstração da capacidade operacional do Exército, os convidados foram conduzidos em um comboio, sob escolta da 4ª Companhia de Polícia do Exército, para o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, onde assistiram às demonstrações de Pista de Montanhismo Militar, Progressão de Grupo de Combate, Emprego de Motocicletas Operacionais e Segurança de Autoridades.

Na sequência, os participantes visitaram uma exposição de material de emprego militar, com destaque para o estande da IMBEL, onde foram expostos armamentos de diversos tipos e calibres; e para as viaturas blindadas Guaicurus e Guarani produzidas pela IVECO, que abrilhantaram a exposição.

Os convidados voluntários puderam, ainda, realizar a prática de técnicas de escalada militar e rapel, além de realizar um deslocamento embarcado na Viatura Blindada 6x6 Guarani. A partir dessas experiências, os participantes puderam compreender de forma mais abrangente as características e capacidades da Força Terrestre.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página