Seção de Assistência Social - SAS/4
A origem da Assistência Social no Exército se confunde com a própria história da prática assistencialista no Brasil.
Em 1947, para atender as famílias dos pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial, foi criada a primeira organização pública com representação em todo o território nacional, a Legião Brasileira de Assistência.
No âmbito institucional, o assunto é regulado pela Portaria Ministerial nº 3.056, de 7 de dezembro de 1978, que aprova as Instruções Gerais para o funcionamento do Serviço de Assistência Social do Exército (IG10 – 19) e pela Portaria nº 884, de 4 de novembro de 2008, que dispõe sobre as Normas para Assistência Social no Exército, alinhada com a Portaria nº 1.173/MD, de 6 de setembro de 2006, que estabelece a Política de Assistência Social nas Forças Armadas.
A Diretoria de Assistência ao Pessoal – DAP – é o Órgão de Apoio Setorial da atividade no Exército Brasileiro, que a desenvolve por meio da Subdiretoria de Assistência Social.
A SAS/4 representa o núcleo regional de apoio socioassistencial na área da 4ª Região Militar - 4ªRM, estando vinculada ao Comando da 4ª Região Militar e sob a orientação técnica da DAP.
- Missão da SAS/4
- Sistema de Assistência Social
- Equipe e Contatos
- Cartilhas, Guias e Folders
- Legislação
- Vídeos
- Projeto Gerencial de Atendimento no âmbito da 4ª RM
Seções de Assistência Social no âmbito da 4ª Região Militar:
Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (Cmdo 4ª Bda Inf L Mth)
Escola de Sargentos das Armas (ESA)