Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Gabinete de Identificação Regional - GIR > Gabinete de Identificação Regional - GIR
Início do conteúdo da página
Serviços 4ª Região Militar

Cartão Militar de Identificação para Oficiais da Reserva R/2 (exceto Aspirante-a-oficial R/2)

Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 17h05 | Acessos: 2006
  • Com o decreto 8.518, de 18 de setembro de 2015, que dispõe sobre a carteira de identidade de militar das Forças Armadas; e o decreto 10.068, de 16 de outubro de 2019, que regularizou o documento de identificação dos oficiais da reserva não remunerada.

  • O Cartão Militar de Identificação, de que trata o art 5º do Decreto 8.518, é documento probatório e obrigatório para dependentes e pensionistas de militares e facultativo para oficiais da reserva não remunerada, com fé pública em todo o território nacional e válido como documento de identificação nas relações com a administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

  • PRIMEIRAMENTE ACESSAR O SITIO: Sistema de Identificação Biométrica do Exército – SIBEx  https://agendamento-sibex.eb.mil.br/ ;

  • Caso o sistema de agendamento não encontre os dados necessários no BDCP (Banco de Dados Corporativos de Pessoal do Exército), aparecerá uma mensagem na tela informando que não foi possível realizar o agendamento.

  • Procurar o Encarregado de Pessoal da OM de Corpo de Tropa (OMCT) mais próxima para fins de publicação em Boletim Interno e cadastramento no SiCaPEx (Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exército). OMCT em BH: 12º BIL Mth, 4ª Cia PE, 4ª Cia Com L Mth e Cia Cmdo 4ª RM.

  • Documentação necessária: para inclusão no SiCaPEx (Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exército) - Certidão de Nascimento ou Casamento (com as devidas averbações se for o caso); Nr da Idt Civil, Nr CPF, Tipo Sanguíneo e Fator RH, Comprovante de Escolaridade, Título de Eleitor, Foto 3x4, de Terno e Gravata, Carta Patente; Certificado de Situação Militar em dia com as obrigações militares; certidões de antecedentes criminais expedidas pela Justiça Federal; Justiça Militar da União e Tribunal de Justiça do Estado de residência do interessado; e comprovante de residência.

  • Ao realizar o agendamento via SIBEx, será gerado via sistema uma taxa correspondente ao valor da Carteira. O qual deverá comparecer ao local quinze minutos antes do horário agendado portando os seguintes documentos: Comprovante de Pagamento, Carta Patente, Certificado de Situação Militar em dia com as obrigações militares, Certidões de antecedentes criminais expedidas pela Justiça Federal, Justiça Militar da União e Tribunal de Justiça do Estado de residência do interessado, documento de origem conforme estado civil (Certidão de Nascimento ou Casamento), Comprovante de Residência e com a parte superior do traje passeio completo (camisa com gola, paletó e gravata) para ser fotografado durante atendimento.
Fim do conteúdo da página